Pular para o conteúdo principal

Quem é Quem na Narrativa - O Vilão!

     Antes de começarmos a conversa de hoje, eu preciso fazer um disclaimer: esse é, sem sombra de dúvidas, o meu tópico preferido em teoria narrativa e eu poderia facilmente passar DIAS falando só sobre isso (sério, eu conseguiria escrever uma série só sobre a construções de vilões - e nem descarto completamente que um dia eu vá). Não só o vilão é o papel narrativo mais interessante e rico, ao meu ver, como ele é facilmente aquele com mais exemplares icônicos e épicos, além de ser o personagem que mais potencial tem para enriquecer uma boa narrativa. Uma história pode se sustentar por um bom vilão, mas uma boa história é elevada a níveis memoráveis por um vilão bem construído! Quer um exemplo: Senhor dos Anéis! A trilogia é sensacional, mas a presença da constante ameaça de Sauron e Saruman elevam a obra. Dentre as frases mais citadas de Senhor dos Anéis, talvez a mais reconhecível seja a "(...) Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los. Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los!", e o que essa frase representa? A ameaça constante de Sauron!

"Três anéis para os Reis-Elfos sob os céus, Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores, Nove para os Homens Mortais fadados ao Eterno Sono, Um Anel para o Senhor do Escuro em seu escuro trono, na Terra de Mordor onde as sombras se deitam. Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los. Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los, na Terra de Mordor onde as sombras se deitam."

    Mas se queremos entender os vilões na literatura, precisamos, primeiro, entender como e por que um vilão funciona:

    A base do funcionamento de um vilão numa narrativa é sua função como "foil", isso é, "contraste narrativo" aos heróis. O que isso quer dizer, na prática, é que o vilão só funciona quando ele estabelece uma dinâmica com o herói e, através dessa dinâmica, acentua uma ou várias características e valores do herói.

   Nesse sentido, um contraste pode ser tão extremo quanto um vilão que represente a antítese do herói (um Sauron para seu Aragorn) e tão sutil quanto um vilão que seja parecido em muitos aspectos com seu herói, mas diferente em um ou dois quesitos chave (um Saruman para seu Gandalf). Esse segundo caso normalmente gera aquele clichê que até pode ser muito bem aproveitado, mas normalmente não é, do "nós não somos tão diferentes", mas haverá um momento para falarmos sobre isso no futuro (eu não vou conseguir fugir de falar sobre anti-heróis pra sempre, afinal de contas).

   Um vilão também não precisa ser uma pessoa: ele pode ser um grupo, uma organização, um governo. Novamente, uma vez que não estamos falando sobre o papel narrativo que representa (antagonista, protagonista, deuteragonista, confira a primeira postagem da série), mas sobre o eixo moral da narrativa (ou seja, se a personagem é enquadrada por esse eixo moral como alguém bom ou ruim ou mesmo se flutua entre ambos - vale dizer que, nesse caso, mesmo que por vezes aja em concordância com os heróis, esse personagem ainda seria considerado um vilão).

    Quando falamos em Eixo Moral da narrativa, cabe uma nota: se a construção que você der aos valores da narrativa não for clara e bem delineada, também as motivações do vilão serão questionadas e sua função como contraste ao ou aos heróis não poderá ser plenamente realizada.

    Bem, acho que por hoje está bom. Na próxima postagem falaremos um pouco sobre os tipos mais comuns de vilão (acho que se fossemos tentar incluir isso aqui, o post ficaria muito longo).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Sci Fi (Parte 01 de Alguns) - Um Filho com Dois Pais.

    Conforme as discussões no grupo sobre temas a serem debatidos chegaram à seara do Sci-fi, diversas pessoas manifestaram terem lido pouco ou nada do gênero, o quê além de algo que me deixa pessoalmente triste, é provavelmente mentira.      Bem, mentira não é a palavra certa para descrever, mas é decerto um engano, uma vez que coisas como Maze Runner e Jogos Vorazes entram nesse gênero. Foi sugerido que eu fizesse um "aulão resumo" sobre a história do Sci Fi, mas me ocorreu fazer algo que me permitisse discorrer um pouco mais, porque eu GOSTO DE FALAR... Erm, escrever... Enfim, me expressar.     Uma outra coisa sobre a qual fiquei pensando também foi sobre o modo como fazer isso. Vê, sendo professor, uma coisa que sempre me preocupou foi não fazer aulas entediantes e não cair na armadilha da tradicional aula "cospe-giz" (todo respeito aos professores que utilizam métodos mais tradicionais, só não é pra mim), então imaginei que uma simples explanação teórica seria

A História do Sci-Fi (Parte 10 de Alguns) - Notas, Desabafos e Adendos

     Ao longo dessa série, recomendei diversos livros que são historicamente importantes para a Ficção Científica e demonstram ou representam a epítome de um subgênero, movimento, ou época. Em pontos precisei me questionar sobre decisões de recomendações ou sugestões, então determinei para mim mesmo que selecionaria os livros baseados em sua relevância histórico-literária. Enquanto não me arrependo dessa decisão, confesso que ter me furtado a mencionar certos autores e livros deixou-me levemente frustrado, então me permitirei nessa postagem acrescer algumas recomendações de última hora que, apesar de não terem mudado um gênero, representado um movimento ou sido a epítome da escrita de um autor extremamente importante, são leituras que eu fortemente recomendo. "'Eu prefiro ser eu mesmo', ele disse. 'Eu mesmo e sórdido. Não outra pessoa, por alegre que seja.'"     Admirável Mundo Novo é um livro que se nem bem se encaixa no período inicial das Distopias, nem bem

Tudo o que você precisou aprender para virar um idiota

Meteoro Brasil. Esse livro é uma crítica ao livro do "filósofo" Olavo de Carvalho. Olavo, entitulado "filósofo", fez carreira como astrólogo e compartilha teorias no youtube, como marxismo cultural e células de fetos abortados na Pepsi. Escreveu "O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota", então o Meteoro escreveu o livro deles como uma paródia, ao mesmo tempo fazendo análises sobre o governo Bolsonaro e a influência do Olavo. That's it. (retirado de diálogos no grupo do Clube)