Pular para o conteúdo principal

Vamos falar sobre a Consciência Negra e a sua representatividade???

 

No dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra em todo o território nacional, data esta que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes quilombolas mais importantes da história do Brasil e esta data serve também para que nos lembramos da importância dos negros e de todas as suas lutas para a construção de nosso país.

Refletindo sobre este dia me dei conta que sei muito pouco sobre a cultura negra e isso me fez pensar o quanto nosso sistema educacional é falho neste quesito, pois não sei com vocês, mas na minha época de escola aprendi bem pouco sobre o próprio Zumbi e aprendi quase nada sobre religiões e sobre a cultura afro-brasileira. O que chega a ser uma vergonha vindo de um país onde a grande maioria da sua população descende dos negros. Somos um povo que sabe quase nada sobre as suas origens.

Então como somos um blog que gosta de divulgar a boa literatura e adora das dicas de bons escritores, trago até vocês uma lista de escritoras e escritores negros pra que vocês possam se espelhar e terem orgulho da história de um povo que enriqueceu e enriquece nossa cultura diariamente.

 

 

 


Conceição Evaristo – Escritora contemporânea, nascida de uma família pobre da periferia de Minas Gerais, e que apesar de todas as lutas que enfrentou, conseguiu se formar em letras e que hoje se tornou mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e ganhadora do prêmio de literatura do governo de Minas Gerais em 2018. A autora utiliza o termo “escrevivência‘’ para descrever seu trabalho, pois utiliza de termos do cotidiano e coloca em suas escritas experiências reais vividas por ela mesmo e por sua família, temas como racismo, pobreza, violência e a falta de oportunidades enfrentada por uma pessoa negra da periferia. Conceição tem vários títulos publicados e entre eles estão os mais famosos como Cadernos Negros – 1990 e o aclamado Olhos D’água - 2014.

 Deixo com vocês uma frase da autora que vale mais do que mil palavras:

“A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da casa-grande, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos.”

 

 

 


Grada Kilomba - Psicóloga, escritora e artista multidisciplinar que apesar de não ser brasileira entra com certeza nesta lista por ser atualmente um dos grandes nomes da literatura que é feita para incomodar e que tem como objetivo fazer com que todos passamos a refletir sobre temas importantes. Grada foi a escritora negra que mais vendeu livros na FLIP (Festa Literária Nacional de Paraty) e ela conseguiu este feito através do livro Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Este livro nada mais é que um compilado de episódios racistas enfrentados por negros no cotidiano. A autora colocou no título a palavra plantação de modo provocativo para ligarmos o racismo vivido hoje com o termo plantation, aquele sistema de exploração do período colonial e que ainda é utilizado em países subdesenvolvidos,que tem como foco a monocultura e que se utiliza de mão de obra escrava, ou seja o racismo vivido pelo negro no dia a dia o faz lembrar desta época de escravidão, onde ele era oprimido e não tinha voz.

 

 

 


Marcelo D’Salete – Escritor, quadrinista e professor. Formado em história da arte pela USP é um dos grandes nomes da nova geração. Marcelo publicou dois grandes quadrinhos: Cumbe – História em quadrinhos que aborda o período colonial no brasil e a luta dos negros contra a escravidão, história esta que através de seu olhar cheio de simplicidade e verdade recebeu o Prêmio Eisner Awards 2018. Marcelo também é autor da Angola Janga- Romance gráfico que nos conta um pouco mais sobre os antigos mocambos, mas conhecido como Quilombo dos Palmares, feito para conhecermos melhor Zumbi, Ganga Zumba, Jorge Velho entre outros heróis negros que nossa velha aula de história não nos conta.

 

 


 

Espero ter despertado uma pequena curiosidade em vocês e sonho com um dia em que veremos mais autores negros sendo reconhecidos por esta sociedade. Não esqueçam de nos seguir no instagram pra ficar de olho nas nossas novidades, até a próxima.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Sci Fi (Parte 01 de Alguns) - Um Filho com Dois Pais.

    Conforme as discussões no grupo sobre temas a serem debatidos chegaram à seara do Sci-fi, diversas pessoas manifestaram terem lido pouco ou nada do gênero, o quê além de algo que me deixa pessoalmente triste, é provavelmente mentira.      Bem, mentira não é a palavra certa para descrever, mas é decerto um engano, uma vez que coisas como Maze Runner e Jogos Vorazes entram nesse gênero. Foi sugerido que eu fizesse um "aulão resumo" sobre a história do Sci Fi, mas me ocorreu fazer algo que me permitisse discorrer um pouco mais, porque eu GOSTO DE FALAR... Erm, escrever... Enfim, me expressar.     Uma outra coisa sobre a qual fiquei pensando também foi sobre o modo como fazer isso. Vê, sendo professor, uma coisa que sempre me preocupou foi não fazer aulas entediantes e não cair na armadilha da tradicional aula "cospe-giz" (todo respeito aos professores que utilizam métodos mais tradicionais, só não é pra mim), então imaginei que uma simples explanação teórica seria

A História do Sci-Fi (Parte 10 de Alguns) - Notas, Desabafos e Adendos

     Ao longo dessa série, recomendei diversos livros que são historicamente importantes para a Ficção Científica e demonstram ou representam a epítome de um subgênero, movimento, ou época. Em pontos precisei me questionar sobre decisões de recomendações ou sugestões, então determinei para mim mesmo que selecionaria os livros baseados em sua relevância histórico-literária. Enquanto não me arrependo dessa decisão, confesso que ter me furtado a mencionar certos autores e livros deixou-me levemente frustrado, então me permitirei nessa postagem acrescer algumas recomendações de última hora que, apesar de não terem mudado um gênero, representado um movimento ou sido a epítome da escrita de um autor extremamente importante, são leituras que eu fortemente recomendo. "'Eu prefiro ser eu mesmo', ele disse. 'Eu mesmo e sórdido. Não outra pessoa, por alegre que seja.'"     Admirável Mundo Novo é um livro que se nem bem se encaixa no período inicial das Distopias, nem bem

Tudo o que você precisou aprender para virar um idiota

Meteoro Brasil. Esse livro é uma crítica ao livro do "filósofo" Olavo de Carvalho. Olavo, entitulado "filósofo", fez carreira como astrólogo e compartilha teorias no youtube, como marxismo cultural e células de fetos abortados na Pepsi. Escreveu "O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota", então o Meteoro escreveu o livro deles como uma paródia, ao mesmo tempo fazendo análises sobre o governo Bolsonaro e a influência do Olavo. That's it. (retirado de diálogos no grupo do Clube)