Pular para o conteúdo principal

A História do Sci-Fi (Parte 08 de Alguns) - Revolução de 80! O Movimento Punk e, sim, Star Wars!

     Se você acha que as maiores discussões sobre Star Wars estão relacionadas à Ray e sua história na nova trilogia, você certamente nunca viu um grupo de Nerds e aficionados por literatura debatendo sobre qual o gênero literário de Star Wars. Como enfim chegamos à década de 80, não podemos ignorar esse debate.

    De um lado, o argumento de que a presença de elementos futuristas como naves espaciais e lasers fazem de Star Wars uma série de filmes de Ficção Científica, de outro, o argumento de que um sistema de magia "hard" e o aspecto mais mítico e mitológico fazem da série Fantasia. Ambos os argumentos, ao meu ver, são igualmente válidos, ainda que se minha opinião pessoal fosse consultada, eu diria que Star Wars cai mais para o lado da fantasia.

    O ponto importante aqui, entretanto, não é o gênero de Star Wars, mas o valor que Star Wars teve para a Ficção Científica. Nesse sentido, duas afirmações são igualmente reais e igualmente válidas: "Star Wars foi a melhor coisa que aconteceu na história recente da Ficção Científica" e "Star Wars foi a pior coisa que aconteceu na história recente da Ficção Científica".

    Eu explico: enquanto Star Wars trouxe uma popularidade para a Ficção Científica que o gênero nunca havia tido até então (mesmo que se queira argumentar que ele não é Ficção Científica, as pessoas o entendiam como tal), o que fez com que muito dinheiro fosse investido na produção de obras de Ficção Científica... Bom... Ao menos na produção de obras de Ficção Científica que parecessem Star Wars.

    A inundação do mercado remontava aos dias do Pulp, de obras "fáceis" e "digestas", sem grandes questionamentos, de narrativas simples e diretas. A verdade é que a inundação editorial pós-Star Wars matou o New Wave. Onde um movimento morre, entretanto, há espaço para que outros surjam. Entra em cena William Gibson.

    Gibson viera e era herdeiro do movimento de contracultura, de forma que a ideia de uma literatura simples e sem profundidade lhe desagradava profundamente. Diria ele sobre os autores de Ficção da época: "Eles sabem exatamente de onde vieram, para onde estão indo e como chegar lá; e estão errados em todos os três aspectos". Ele era apaixonado pela literatura de New Wave e queria resgatar o caráter questionador que ela tinha.

    E novamente me vejo refém da falta de publicações de Sci-Fi no Brasil, pois acho que seria importante falarmos sobre Burning Chrome, sua primeira publicação, e a teoria literária que Gibson estabeleceria à partir dela. Ele definiu nesse livro de contos alguns dos preceitos para o movimento que viria depois dele e no qual ele próprio ingressaria.

    Porque o New Wave estava morto, mas o Futurismo sobrevivia, e seria através dele que a Ficção Científica encontraria vazão para questionamentos mais profundos utilizando-se de um aliado poderoso, um aliado acostumado a questionar os estigmas sociais e confrontar o status quo. O movimento Punk chega à Ficção Científica!

"Cyberespaço. Uma alucinação consensual experimentada diariamente por bilhões de operadores legítimos em cada nação, por crianças sendo ensinadas conceitos matemáticos... Uma representação gráfica de dados abstraídos de bancos de cada computador no sistema humano. Complexidade impensável. Linhas de luz atiradas no não-espaço da mente, aglomerados e constelações de dados."

    Neuromancer é o primeiro livro a apresentar os conceitos de Cyberespaço e usar a internet como uma ferramenta narrativa; também é o primeiro livro a apresentar a Realidade Virtual como uma forma de confrontar os problemas da nossa realidade mundana com os da realidade simulada, além de usá-la de lente de aumento para os problemas que são, em essência, advindos de nossa natureza humana.

    Neuromancer também é o livro que define e abre as portas do subgênero de Ficção Científica que seria chamado de Cyberpunk: um movimento definido pelo slogan "High tech, low life" (Alta tecnologia, baixa qualidade de vida). Nas palavras de Bruce Sterling, um outro expoente do gênero: "O cyberpunk parte da premissa de que tudo que podemos fazer com ratos, podemos fazer com humanos e, é difícil ouvir isso, mas podemos fazer quase qualquer coisa com ratos".

    O movimento Punk, entretanto, não marcou só a criação de UM Subgênero, mas de uma "família" de subgêneros na Ficção Científica. Junto com o Cyberpunk, viria um gênero irmão:

"Quando você ergue os mortos, eles trazem bagagem"

    Máquina Diferencial torna-se um dos marcos do Steampunk, um "futurismo histórico" que busca analisar o que teria ocorrido de os paradigmas da tecnologia moderna houvessem sido aplicados à Era do Vapor e à Revolução Industrial. Movimento irmão do Cyberpunk, o Steampunk também levanta questões filosóficas sobre o uso de tecnologia, mas, sobretudo, sobre a condição humana diante da tecnologia e do poder monetário.

    Tanto o Cyberpunk quanto o Steampunk marcam uma retomada às premissas do movimento New Wave através de uma nova estética e de uma nova base, usando ainda o futurismo como premissa inicial.

    E então chegamos aos anos 2000, período onde a literatura e a produção cinematográfica tornam-se indissociáveis. Novas mídias promovem novas mudanças e novas revoluções. Amanhã chegaremos ao presente, falando sobre onde a Ficção Científica está e para onde ela vai à partir de agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Sci Fi (Parte 01 de Alguns) - Um Filho com Dois Pais.

    Conforme as discussões no grupo sobre temas a serem debatidos chegaram à seara do Sci-fi, diversas pessoas manifestaram terem lido pouco ou nada do gênero, o quê além de algo que me deixa pessoalmente triste, é provavelmente mentira.      Bem, mentira não é a palavra certa para descrever, mas é decerto um engano, uma vez que coisas como Maze Runner e Jogos Vorazes entram nesse gênero. Foi sugerido que eu fizesse um "aulão resumo" sobre a história do Sci Fi, mas me ocorreu fazer algo que me permitisse discorrer um pouco mais, porque eu GOSTO DE FALAR... Erm, escrever... Enfim, me expressar.     Uma outra coisa sobre a qual fiquei pensando também foi sobre o modo como fazer isso. Vê, sendo professor, uma coisa que sempre me preocupou foi não fazer aulas entediantes e não cair na armadilha da tradicional aula "cospe-giz" (todo respeito aos professores que utilizam métodos mais tradicionais, só não é pra mim), então imaginei que uma simples explanação teórica seria

A História do Sci-Fi (Parte 10 de Alguns) - Notas, Desabafos e Adendos

     Ao longo dessa série, recomendei diversos livros que são historicamente importantes para a Ficção Científica e demonstram ou representam a epítome de um subgênero, movimento, ou época. Em pontos precisei me questionar sobre decisões de recomendações ou sugestões, então determinei para mim mesmo que selecionaria os livros baseados em sua relevância histórico-literária. Enquanto não me arrependo dessa decisão, confesso que ter me furtado a mencionar certos autores e livros deixou-me levemente frustrado, então me permitirei nessa postagem acrescer algumas recomendações de última hora que, apesar de não terem mudado um gênero, representado um movimento ou sido a epítome da escrita de um autor extremamente importante, são leituras que eu fortemente recomendo. "'Eu prefiro ser eu mesmo', ele disse. 'Eu mesmo e sórdido. Não outra pessoa, por alegre que seja.'"     Admirável Mundo Novo é um livro que se nem bem se encaixa no período inicial das Distopias, nem bem

Tudo o que você precisou aprender para virar um idiota

Meteoro Brasil. Esse livro é uma crítica ao livro do "filósofo" Olavo de Carvalho. Olavo, entitulado "filósofo", fez carreira como astrólogo e compartilha teorias no youtube, como marxismo cultural e células de fetos abortados na Pepsi. Escreveu "O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota", então o Meteoro escreveu o livro deles como uma paródia, ao mesmo tempo fazendo análises sobre o governo Bolsonaro e a influência do Olavo. That's it. (retirado de diálogos no grupo do Clube)