Pular para o conteúdo principal

Quem é Quem na Narrativa - O Herói!

     Ele pode assumir diferentes faces, ter diferentes códigos morais, buscar diferentes tipos de objetivos, mas nenhuma história pode ser contada sem a figura de um herói, e é dele, ou melhor, deles, que vamos falar hoje. Cabe aqui dizer, entretanto, que não há uma correlação necessária entre Herói e Protagonista (assim como não há uma correlação necessária entre Vilão e Antagonista, mas teremos uma postagem pra falar sobre vilões), uma vez que um está ligado ao eixo moral da narrativa e outro ao papel narrativo da personagem.

    Um excelente exemplo do supracitado, alias, que funciona maravilhosamente bem para falarmos sobre os diferentes tipos de herói, é o filme Vingadores: Guerra Infinita. Se formos fazer uma análise narrativa do filme, fica claro que a figura do Protagonista é ocupada por Thanos, mas uma vez que a estrutura narrativa nos conduz a ver as ações dele como moralmente erradas (porque, bem, genocídio é errado, espero que estejamos todos na mesma página sobre isso...) e os Heróis, nessa narrativa, ocupam o papel de Antagonistas.

"Deu certo?/ Sim./ E qual foi o preço?/ Tudo!"

        Eu não vou me dar ao trabalho de tentar incluir todos os personagens da narrativa aqui e categorizá-los em arquétipos de heróis ou passaríamos o próximo mês nesse artigo; ao invés disso, iremos definir aqui os principais arquétipos relacionados aos Heróis e tentar achar ao menos um exemplo de cada dentro da obra.

O Herói Clássico
    O herói clássico (ou romântico) é aquele que é um igual em seu mundo até que uma característica o torne único; ou seja, ele é uma pessoa comum, mas algo o eleva dessa condição e o transforma na figura heroica. Na história de Vingadores, podemos encontrar essa personagem em figuras como Homem de Ferro ou Doutor Estranho.

O Herói Épico
   O herói épico é uma figura que está acima das pessoas comuns, ele é normalmente um semideus ou uma figura destinada a tornar-se um herói, figuras mitológicas como Aquiles, Perseu, Hércules definem essa categoria. No filme Vingadores, cumprem esse papel figuras como Thor e Capitão América. (E embora Capitã Marvel também seja um exemplo óbvio, estamos falando de Guerra Infinita aqui).

O Herói Trágico
    O herói trágico é aquele que tem uma falha fundamental ou que comete um erro grave que o condena à tragédia. Esse herói tem nome e cor nesse filme, uma vez que as duas únicas figuras que me remetem a isso são Hulk e Gamora.

O Homem Comum
    O homem comum é  um herói que faz parte das pessoas normais; ele é colocado contra situações inimagináveis sem nenhuma habilidade que o torne distinto. Peter Quill é um bom exemplo e, mesmo que se possa alegar que o treinamento a torna melhor que um humano comum, em termos de escala de poder, a Viúva Negra entraria também nesse arquétipo.

O Anti-Herói
    O Anti-herói não é propriamente um arquétipo no sentido clássico da palavra, mas um termo que se cunhou para se categorizar figuras heroicas que agem por morais questionáveis, quase em um conceito maquiavélico de que os fins justificam os meios. Rocket Racoon, Soldado Invernal e Nébula são excelentes exemplos disso.

    Estes são os arquétipos clássicos de Herói, embora alguns outros costumem ser acrescidos à lista de acordo com preferências e necessidades do autor. Alias, isso será um ponto comum nessa série, uma vez que para qualquer lista de definição em teoria narrativa, há um sem-número de variações e acréscimos. Para simplificar a vida de todos os envolvidos, vamos nos focar no "arroz e feijão" e explorar os conceitos mais centrais e que costumam ser comumente aceitos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Sci Fi (Parte 01 de Alguns) - Um Filho com Dois Pais.

    Conforme as discussões no grupo sobre temas a serem debatidos chegaram à seara do Sci-fi, diversas pessoas manifestaram terem lido pouco ou nada do gênero, o quê além de algo que me deixa pessoalmente triste, é provavelmente mentira.      Bem, mentira não é a palavra certa para descrever, mas é decerto um engano, uma vez que coisas como Maze Runner e Jogos Vorazes entram nesse gênero. Foi sugerido que eu fizesse um "aulão resumo" sobre a história do Sci Fi, mas me ocorreu fazer algo que me permitisse discorrer um pouco mais, porque eu GOSTO DE FALAR... Erm, escrever... Enfim, me expressar.     Uma outra coisa sobre a qual fiquei pensando também foi sobre o modo como fazer isso. Vê, sendo professor, uma coisa que sempre me preocupou foi não fazer aulas entediantes e não cair na armadilha da tradicional aula "cospe-giz" (todo respeito aos professores que utilizam métodos mais tradicionais, só não é pra mim), então imaginei que uma simples explanação teórica seria

A História do Sci-Fi (Parte 10 de Alguns) - Notas, Desabafos e Adendos

     Ao longo dessa série, recomendei diversos livros que são historicamente importantes para a Ficção Científica e demonstram ou representam a epítome de um subgênero, movimento, ou época. Em pontos precisei me questionar sobre decisões de recomendações ou sugestões, então determinei para mim mesmo que selecionaria os livros baseados em sua relevância histórico-literária. Enquanto não me arrependo dessa decisão, confesso que ter me furtado a mencionar certos autores e livros deixou-me levemente frustrado, então me permitirei nessa postagem acrescer algumas recomendações de última hora que, apesar de não terem mudado um gênero, representado um movimento ou sido a epítome da escrita de um autor extremamente importante, são leituras que eu fortemente recomendo. "'Eu prefiro ser eu mesmo', ele disse. 'Eu mesmo e sórdido. Não outra pessoa, por alegre que seja.'"     Admirável Mundo Novo é um livro que se nem bem se encaixa no período inicial das Distopias, nem bem

Tudo o que você precisou aprender para virar um idiota

Meteoro Brasil. Esse livro é uma crítica ao livro do "filósofo" Olavo de Carvalho. Olavo, entitulado "filósofo", fez carreira como astrólogo e compartilha teorias no youtube, como marxismo cultural e células de fetos abortados na Pepsi. Escreveu "O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota", então o Meteoro escreveu o livro deles como uma paródia, ao mesmo tempo fazendo análises sobre o governo Bolsonaro e a influência do Olavo. That's it. (retirado de diálogos no grupo do Clube)